Oficina reúne jovens da Rede de Comunicadores Voluntários

Jovens se encontraram, no dia 11 de dezembro, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides).

Muitos deles acordaram cedo e viajaram alguns quilômetros para chegar pontualmente, às 8h30, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides). A programação era extensa e incluía uma oficina com o tema “Desenvolvendo um novo olhar sobre as comunidades – Conceitos e práticas em desenvolvimento comunitário”, pela manhã, e outra sobre “Técnicas de Jornalismo”, pela tarde.

Ao todo, 25 meninos e meninas, integrantes dos projetos Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Casa Familiar do Mar e Casa Familiar Agroflorestal, participaram da II Oficina com a Rede de Comunicadores Voluntários do Baixo Sul, realizada no dia 11 de dezembro. Rogério Arns, Assessor da Fundação Odebrecht para Desenvolvimento Comunitário, ministrou a primeira parte da oficina, trabalhando com dinâmicas, promovendo reflexões e a troca de informações entre os jovens, que repensaram seu papel como agentes de desenvolvimento local.

A segunda parte do encontro foi liderada por Vivian Barbosa, jornalista da Fundação Odebrecht. Os jovens discutiram sobre a estrutura de um jornal e da notícia, a importância de uma pauta bem preparada e dicas de como se fazer uma boa entrevista.

Ao final do encontro, os jovens receberam a camisa da Rede de Comunicadores Voluntários, para utilizar quando estiverem em campo, cobrindo eventos e realizando entrevistas. Desde julho de 2007, circula pelos municípios do Baixo Sul da Bahia o jornal comunitário Diga! Baixo Sul. O informativo traz reportagens e fotografias produzidas pelos jovens Comunicadores Voluntários.

Leia mais em: Jornal Diga! Baixo Sul destaca resultados do Programa DIS