Casa Familiar Rural de Tancredo Neves forma sua segunda turma

Na noite do dia 19 de janeiro, 31 jovens comemoraram a conclusão dos três anos de formação na Casa.

“A saudade já é grande”. O depoimento da jovem Ivone de Jesus, 18 anos, resume a emoção que marcou a cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Empresários Rurais da segunda turma da Casa Familiar Rural (CFR) de Presidente Tancredo Neves (2005-2007). Realizada na noite do dia 19 de janeiro, a solenidade reuniu os 31 jovens formandos, seus familiares, amigos, autoridades locais e representantes de entidades de alguns municípios da região do Baixo Sul da Bahia. Cada um escolheu padrinhos ou madrinhas para acompanhá-los e dividir a felicidade da conquista.

“O que fica de mais forte desses três anos é o foco em contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade. Não vou perder isso nunca”, conta Ivone. Ela está aplicando os conhecimentos adquiridos na propriedade rural de sua família e já trabalha com cultivos de guaraná, cravo, cacau, banana e mandioca.

Quando tinha 15 anos, o jovem Marcos dos Santos ingressou na CFR. Agora, aos 18, ele afirma que os conhecimentos adquiridos, na teoria e na prática, foram fundamentais para sua evolução como jovem empresário. “Quero continuar estudando, afinal, as mudanças na tecnologia não param. Sempre sonhei estar em um lugar como a CFR e hoje sou um multiplicador realizado”, diz Marcos.

A primeira turma da Casa Familiar Rural de Tancredo Neves, com 35 jovens, concluiu sua formação no final de 2006. Os jovens egressos continuam sendo acompanhados por monitores.