17h11

Governador da Bahia visita projetos do DIS Baixo Sul

Acompanhado de secretários e assessores, o governador Jaques Wagner conheceu as ações do DIS Baixo Sul no dia 19 de fevereiro

Compartilhe
Tamanho do texto

Acompanhado de secretários e assessores, o Governador da Bahia, Jaques Wagner, conheceu algumas das ações do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul) no dia 19 de fevereiro. A visita contemplou os projetos Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, Cadeia Produtiva da Mandioca e Casa Jovem, além de uma passagem pelo Portal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi, que inclui o totem e lagos da BR-101.

Na Serra da Papuã, localizada no município de Ibirapitanga, Jaques Wagner visitou as obras de construção do Centro de Estudos e Pesquisa da ONU e os portais da Estrada Parque e Corredores Ecológicos. Já em Igrapiúna, a agenda contemplou a inauguração da Central de Geração Hidrelétrica (CGH) de Vargido, modelo de captação de energia e créditos de carbono ajustado a região do Baixo Sul. No mesmo município, foi realizada uma visita ao centro de alevinagem da Aquavale.

O governador manifestou sua surpresa pela grandiosidade dos projetos e reforçou seu interesse em garantir a “eternidade” do programa, reconhecendo a indispensável participação ordenada das secretarias estaduais. Defendeu, também, o trabalho integrado entre os diversos setores. “Os governos estadual, federal e municipal, de mãos dadas com a iniciativa privada, precisam estimular iniciativas voltadas para o desenvolvimento de tecnologia e geração de renda, com valorização do meio ambiente, para que os jovens possam viver no campo com dignidade", disse.

Jaques Wagner já havia manifestado interesse em visitar as ações do DIS Baixo Sul quando assinou um protocolo de compromissos para reformulação, implementação e acompanhamento do Programa em 28 de novembro de 2007. Na ocasião, o governador afirmou que o modelo de governança participativa, adotado no DIS Baixo Sul, o transformava em uma referência mundial.

Entre os secretários e assessores presentes estavam Rui Costa dos Santos (Relações Institucionais), Edmon Lopes Lucas (Desenvolvimento e Integração Regional), Manoel Vitório da Silva Filho (Administração), Ronald de Arantes Lobato (Planejamento), Geraldo Simões (Agricultura), Juliano Matos (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Carlos Palma de Mello (Chefe de Gabinete da Casa Civil).

Também acompanharam a visita Norberto Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht; Renato Baiardi, Membro do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e do Conselho de Administração da Odebrecht S.A.; Maurício Medeiros, Presidente Executivo da Fundação Odebrecht; e Joaquim Cardoso, Presidente do Conselho Deliberativo da Organização de Conservação de Terras (OCT).

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital