16h12

Círculos de Leitura tem início formando 30 jovens multiplicadores

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, integrantes das Casas Familiares e Casa Jovem começaram a ser treinados para difundir o projeto em suas comunidades.

Compartilhe
Tamanho do texto

A primeira etapa do projeto Círculos de Leitura foi realizada entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, no Instituto Direito e Cidadania (IDC) no município de Presidente Tancredo Neves. Teve início a formação de 30 jovens multiplicadores do projeto, integrantes das Casas Familiares e Casa Jovem, todas localizadas em municípios do Baixo Sul da Bahia.

Fruto de uma parceria da Fundação Odebrecht com o Instituo Fernand Braudel, o Círculos de Leitura tem como objetivo apoiar a formação de leitores reflexivos, com potencial para discernir, e lideranças multiplicadoras entre os adolescentes participantes do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul).

Roberta Passos, coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Professor Pirajá da Silva, de Camamu, participou dos encontros para conhecer a metodologia. Manifestou o desejo de aplicar o projeto no Colégio em qual trabalha: “Acredito que será uma grande oportunidade de proporcionar aos jovens um novo olhar sobre a leitura, a literatura, sobre o mundo e sobre si mesmos”.

Ronaldo Santana, jovem integrante da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, elogiou a metodologia dos encontros, pois inclui, de forma dinâmica, leitura, discussão e produção de textos, além de atividades complementares como exibição de vídeos. “Nós aprendemos muito com a leitura dos textos e poesias. Não é cansativo porque todos participam e isso contribui para o nosso desenvolvimento. Damos asas à imaginação, fazemos relações entre os textos, interpretamos, refletimos sobre a nossa realidade”, constatou.

A segunda etapa do Projeto será realizada entre os meses de março e junho, com a realização de Círculos de Leitura conduzidos pelos jovens multiplicadores treinados na primeira etapa. Entre junho e julho, está programada a terceira etapa, que visa a formação continuada desses jovens.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital