Senac leva cursos de capacitação profissional para o Baixo Sul

Cerca de 120 pessoas participaram de cursos nas áreas de Turismo, Hospitalidade, Alimentos e Bebidas.

A Fundação Odebrecht buscou a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para levar ao Baixo Sul da Bahia, por intermédio da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir), cursos profissionais nas áreas de Turismo, Hospitalidade, Conservação, Zeladoria e Consultoria em Segurança Alimentar. Ações de educação profissional capacitaram, durante o mês de maio, cerca de 120 pessoas para apoiar os alojamentos e restaurante do Centro de Excelência em Governança Participativa e Desenvolvimento Integrado e Sustentável, que será inaugurado no mês de junho, na Serra da Papuã, em Ibirapitanga.

O Centro faz parte das ações integradas ao programa em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). O convênio entre a Fundação Odebrecht e a ONU foi formalizado em setembro de 2007 e prevê, entre outras iniciativas, o intercâmbio de experiências nas áreas de gestão do desenvolvimento e novas modalidades de governança participativa.

Dentro dos princípios que norteiam a proposta de desenvolvimento integrado e sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, a iniciativa de buscar os serviços educacionais do Senac objetiva implementar o funcionamento do Centro, por meio da capacitação de jovens com alto padrão de qualidade e segurança alimentar. Foram desenvolvidos sete cursos de capacitação, com carga horária total de 804 horas. Após a execução dos cursos, haverá uma etapa de monitoramento e avaliação dos alunos que, depois de selecionados, poderão ser contratados pela administração do Centro.