14h51

Danielle Mitterrand conhece ações de fomento ao Capital Ambiental

A ex-primeira dama francesa e presidenta da Fundação France Libertés visitou o Baixo Sul da Bahia no dia 1º de junho.

Compartilhe
Tamanho do texto

A ex-primeira dama francesa, Danielle Mitterrand, presidenta da Fundação France Libertés, visitou o Baixo Sul da Bahia no dia 1º de junho. Um dos objetivos foi conhecer os projetos de fomento ao Capital Ambiental do DIS Baixo Sul, principalmente as ações ligadas aos recursos hídricos.

Acompanhada por Norberto Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht, Mitterrand conheceu, na Serra da Papuã, o Portal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, onde estão sendo planejados e executados o Corredor Ecológico Papuã-Pratigi, a Estrada Parque da Cidadania, e o Centro de Estudos e Pesquisa em Governança Participativa que será inaugurado ainda no início do segundo semestre. Foi apresentado, também, à ativista, projetos de geração de energia limpa por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas, cuja receita gerada pela venda da energia e créditos de carbono será totalmente destinada ao reflorestamento das matas ciliares.

Preocupada com a perda ou mau uso dos recursos naturais, Danielle Mitterrand desenvolve seu trabalho na busca do reconhecimento de que indicadores econômicos não devem ser os únicos fatores para mensurar riquezas. Para ela, os recursos naturais, em especial a água, são potenciais indicadores de desenvolvimento humano. Partindo desse princípio, a Fundação France Libertés viabiliza estudos técnicos para a definição de indicadores de desenvolvimento humano sustentável, entre outras atividades.

Além da Serra da Papuã, Mitterrand visitou o Projeto Cairu 2030, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Wordwatchinstitute. No dia 2 de junho, ela participou do seminário “Novos Indicadores”, evento no qual foi lançado o programa de extensão Ufba Ecológica. Durval Olivieri, consultor da Fundação Odebrecht e integrante do Ufba Ecológica, provocou a aproximação entre as Fundações. Devido à convergência de princípios e ideais, surgiu, a partir deste encontro, o interesse em estabelecer uma troca de experiência entre as instituições, viabilizando um apoio mútuo.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital