Na manhã do dia 11 de junho, um evento na loja do Hiper Bompreço Iguatemi marcou o lançamento do Clube dos Produtores, um projeto permanente do Wal-Mart de apoio à produção agropecuária. Na Bahia, 12 produtores e cooperativas já estão cadastrados e comercializando seus produtos nas lojas da rede, entre eles, as cooperativas integradas ao Programa DIS Baixo Sul – Coopatan, Coopemar, Coopalm e Cooprap.
O Clube dos Produtores é uma das ações do programa de sustentabilidade do Wal-Mart Brasil que visa dar acesso aos pequenos produtores ao mercado de varejo, desenvolvendo fornecedores regionais com bases no Comércio Justo e contribuindo para a fixação dos pequenos e médios produtores em suas propriedades.
O Programa DIS Baixo Sul foi representado, no evento, por Luciano Freitas, presidente da Coopemar; Jamilton Palma, presidente da Cooprap; Celso Sampaio, presidente da Coopatan; Wanderlei Rosário, vice-presidente da Coopalm; e Marcos Diniz, responsável, na Fundação Odebrecht, pelas parcerias sociais. Em seu discurso, Diniz destacou a importância da formação de cooperativas, possibilitando ao homem do campo condições de trabalho e renda digna. “A parceria com Wal-Mart é fundamental para apoiar este processo, pois garante o escoamento dos produtos, criando um novo horizonte para os cooperados. Só existe empresa forte em uma sociedade forte e o Wal-Mart possui essa consciência”, disse.
Segundo José Roberto Sanches, vice-presidente de Perecíveis do Wal-Mart, esta iniciativa é extremamente importante para promover a inclusão social. “Além disso, é uma forma do Wal-Mart tentar devolver para a comunidade um pouco daquilo que ela nos dá. Resgatar a auto-estima das pessoas é nosso maior objetivo“.
Pequeno produtor de palmito, Wanderlei Rosário, afirma que a grande dificuldade sempre esteve na comercialização. “Com a cooperativa, nos organizamos na produção e agora, com a parceria, sabemos que nossa distribuição irá eliminar intermediários”.