11h15

Comunicadores Voluntários participam de sexta oficina

Jovens aprenderam técnicas de utilização do meio digital como ferramenta para comunicação.

Compartilhe
Tamanho do texto

No dia 16 de julho, integrantes da equipe do Programa Tributo ao Futuro participaram da sexta oficina com a Rede de Jovens Comunicadores Voluntários do Baixo Sul da Bahia. A ação teve como objetivo ensinar técnicas básicas de utilização do meio digital como ferramenta para comunicação.

Mensalmente, os voluntários participam de oficinas que buscam a capacitação em práticas de comunicação. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides) e reúne jovens das Casas Familiares do Programa DIS Baixo Sul interessados por Comunicação Social e que pretendem atuar como disseminadores de informações em suas comunidades.

Ministrada por Aline Dias e Priscilla Banaggia, a oficina abordou noções básicas de internet e seus meios, como blog, fotolog e videolog. Os jovens receberam apostilas e estudaram técnicas de vídeo digital, incluindo enquadramento, angulação e movimentos de câmera. Outro ponto de destaque da oficina foi a discussão sobre a credibilidade de informações na internet.

Nos dias seguintes à oficina, os comunicadores já puderam colocar em prática as técnicas que aprenderam. Alguns jovens foram apoiados pela equipe do Tributo ao Futuro e produziram registros em três comunidades do Baixo Sul: Jatimane, Boitaraca e São Francisco. Também foram realizadas ações nos municípios de Presidente Tancredo Neves e Igrapiúna, onde existem projetos apoiados pelo Tributo ao Futuro, como a Casa Familiar Rural e o Círculos de Leitura.

Para o jovem Anderson Souza, a comunicação é um instrumento que pode levar a transformações. “Nós podemos contribuir para a melhoria de nossa comunidade. Com esse trabalho, mostramos que podemos fazer a diferença”, afirmou. 

Os resultados da oficina serão disponibilizados na seção “Multimídia” no site do Tributo ao Futuro (www.tributoaofuturo.org.br). Será ressaltada a transparência do programa, além de mais um mecanismo de acompanhamento de resultados para os investidores.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital