14h23

DIS Baixo Sul é apresentado no 1º Congresso Nós Podemos Paraná

O evento aconteceu na programação da 7ª Mostra de Ação Voluntária, realizada entre os dias 6 e 9 de agosto, em Curitiba.

Compartilhe
Tamanho do texto

Ações e resultados obtidos pelos projetos de fomento ao Capital Humano e Social, que compõem o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul), foram apresentados no 1º Congresso Nós Podemos Paraná. O evento fez parte da programação da 7ª Mostra de Ação Voluntária, realizada entre os dias 6 e 9 de agosto, em Curitiba, no Paraná.

O Congresso é um movimento social que articula as Metas do Milênio no Estado do Paraná, e teve como tema Educação para Sustentabilidade. Liliana Leite, diretora-executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), apresentou de que forma os quatro capitais (Humano, Social, Produtivo e Ambiental), fomentados pelos projetos integrados ao DIS Baixo Sul, estão integrados no processo educativo.

Compondo a mesa sobre Tecnologias Sociais em Educação, no dia 7 de agosto, Liliana explicou como funciona o sistema da pedagogia da alternância implementado nas 4 Casas Familiares, que reúnem cerca de 250 jovens em processo de formação empresarial voltada para o campo. Também destacou em sua apresentação a Casa Jovem, que tem como objetivo promover a educação do campo de qualidade, por meio da capacitação de professores de estabelecimentos públicos de ensino e do desenvolvimento de uma tecnologia educacional orientada para o trabalho rural. Reforçou, ainda, que os alunos recebem uma educação formal adaptada à realidade do campo e uma formação cidadã, que os estimulam a serem donos de seus próprios negócios.

A mesa foi mediada por Daniele Farfus, gestora do Programa Sesi Empreendedorismo Social, e que atua na sistematização de metodologias inovadoras para a área educacional e social. Também estavam presentes na mesa, Karina Martins, coordenadora do Programa Peça por Peça, do Instituto Robert Bosch, e Padre Valter Aparecido Pegorer, prefeito municipal de Apucarana, a 355 quilômetros ao norte da capital paranaense.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital