17h57

Inaugurado Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa

Fruto de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e Fundação Odebrecht, centro tem sede na APA do Pratigi

Compartilhe
Tamanho do texto

Resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Fundação Odebrecht, foi inaugurado, no dia 28 de outubro, o Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa. O centro tem como objetivo identificar, apoiar e disseminar experiências bem-sucedidas em governança participativa e desenvolvimento comunitário no Brasil e em outros países latino-americanos.

Localizado na Serra da Papuã, município de Ibirapitanga, está sediado dentro da APA do Pratigi, uma das cinco Áreas de Proteção Ambiental que compõem o Baixo Sul da Bahia, região caracterizada pela riqueza de recursos naturais, grande potencial agroflorestal e baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “A escolha da localização é um importante diferencial, pois traz as discussões para o centro da problemática social, econômica e ambiental, onde os modelos são colocados em prática”, explica Rogério Arns, diretor do Núcleo.

A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã do dia 28 de outubro e contou com a presença de representantes do governo municipal, estadual e federal, além de lideranças comunitárias. Também participaram do evento Guido Bertucci, ex-Diretor da Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM) da ONU, e Jose Manoel Sucre, membro do DPADM.

“Há pouco mais de um ano, idealizamos este centro de pesquisas e é com satisfação que vemos o sonho se tornar realidade. O Brasil é um grande país, com grandes oportunidades, mas também desafios. Por ser multicultural, articular a instalação de um núcleo aqui é conseguir um retrato global, num mesmo local”, afirma Bertucci.

Atuação

Iniciativas inovadoras e experiências que obtiveram bons resultados na América Latina serão mapeadas e documentadas. As metodologias e as técnicas extraídas desses modelos serão transmitidas em cursos de capacitação e treinamentos.

Composta por complexo hoteleiro e restaurante, a sede do Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa foi preparada para receber cursos, seminários e encontros internacionais. O primeiro deles acontecerá em dezembro, com a presença de especialistas canadenses do Coady Internacional Institute.

O Complexo Hoteleiro conta com três bangalôs, composto por 18 suítes com capacidade total para até 34 hóspedes e um restaurante que está preparado para atender até 90 pessoas, em três turnos.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital