16h45

Visão de futuro

Lutar por um mundo novo, formado por cidadãos compromissados. Esse foi o convite que Rafael Santos recebeu em 1999.

Compartilhe
Tamanho do texto

“Fui jovem protagonista”. Com esta frase, Rafael Santos, hoje com 23 anos, iniciou a narração de sua história na página especial em comemoração aos 20 anos de Protagonismo Juvenil. Em 1999, ele ingressou no Pacto do Sítio do Descobrimento pela Educação.

“Fui jovem protagonista do programa Pacto do Sitio do Descobrimento, começando minha trajetória em meados de 1999. Conheci o programa através de amigos e por este programa conheci outros jovens. Obtive conhecimentos diversos que enriqueceram minha cultura e minha convivência na escola, na família e no meu bairro.

No ano 2000, minha integração e participação foi mais ativa. A sede por conhecimento e crescimento era constante e o projeto a cada dia nos envolvia mais. Pude ver e sentir na prática experiências novas. Os educadores queriam me mostrar e me incentivar a lutar por um novo mundo. Um mundo de cidadãos de bem e compromissados.

Quando ingressei no mercado de trabalho, senti como se fosse gente grande, mas na verdade era o grande começo de uma verdadeira luta. Acredito que o pontapé inicial veio com o aumento da minha auto-estima. Foi crescendo em grupo que aprendi a conviver e me relacionar com pessoas de vários níveis.

Hoje, sei o quanto eu sou grato pela aprendizagem que tive naquela época. O que aprendemos quando jovens levamos para a vida toda. Foi nos anos que participei do projeto que aprendi a ver o mundo de forma mais ampla e ter uma visão de futuro”.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital