18h28

Comandante do Exército Brasileiro visita Baixo Sul

General-de-Exército Enzo Peri e comitiva conheceram a região no dia 15 de novembro.

Compartilhe
Tamanho do texto

A parceria entre o Exército Brasileiro e a Fundação Odebrecht já vem contribuindo com as comunidades do Baixo Sul da Bahia desde 2007. Iniciativas como o Projeto Rondon, Ação Cívico Social (Aciso) e Projeto de Educação Ambiental estão levando cidadania, saúde e bem-estar para os 11 municípios da região.

Em março de 2009, outro importante resultado desta parceria será a entregue à comunidade de Valença - o Tiro de Guerra (TG 06-05). Já está em construção um espaço de formação de jovens reservistas que contribuirá para estimular a interiorização, evitar o êxodo rural e será um pólo difusor do civismo, cidadania e patriotismo.

No dia 15 de novembro, o Comandante do Exército Brasileiro, General-de-Exército Enzo Peri, visitou o canteiro de obras do Tiro de Guerra e conheceu, também, algumas ações ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Baixo Sul da Bahia. A agenda incluiu passagens pela Serra da Papuã, onde estão as sedes da Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) e do Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário. Uma parada na Fazenda Novo Horizonte propiciou a interação com os jovens da Casa Familiar Rural do município de Presidente Tancredo Neves.

“A idéia que move o programa é simples – fixar o jovem no campo. Mas entendemos que o processo é muito mais complexo e estamos dispostos a buscar formas de apoiar esta causa”, afirmou o General Enzo. Para ele, o programa necessita de esforço continuado para que alcance os objetivos sonhados. “Essa iniciativa é muito importante para a região e tem potencial para replicação, servindo de exemplo para outros países”.

A comitiva teve como participantes o General Marius, Comandante Militar do Nordeste/Recife; o General Ferreira, Comandante da 6ª Região Militar; o Dr. Aloizio Araújo, Presidente da Fundação Cultural do Exército; e o General Lúcio, Secretário Geral do Exército.

Representando a Fundação Odebrecht, acompanharam o grupo Norberto Odebrecht, Presidente do Conselho de Curadores; Maurício Medeiros, Presidente Executivo; Pedro Paulo da Silva, Líder Executivo da Coopatan; e General Moura Barreto, consultor.

Colégio Estadual Casa Jovem recebe 3ª Ação Cívico Social

Foi realizada, entre os dias 8 e 10 de novembro, a 3ª Ação Cívico Social (Aciso) nas instalações do Complexo Educacional Casa Jovem, localizado na zona rural do município de Igrapiúna, região do Baixo Sul da Bahia. A ação foi promovida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Casa Jovem, em parceria com o Comando do Exército, por intermédio da 6ª Região Militar,

No total, foram realizados 3.642 atendimentos, sendo 1.449 apenas em saúde. Participaram da ação doze profissionais da área, entre clínico geral, ginecologia, odontologia e pediatria. Na ocasião, a população local ainda teve acesso à emissão de documentação civil básica, como certidão de nascimento e carteira de identidade.

A programação do evento ainda contou com atividades recreativas, corte de cabelo e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, leishmaniose, ofidismo e primeiros socorros.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital