19h26

Núcleo de Estudos e Práticas realiza primeiro evento internacional

Encontro de reflexão e aprendizados sobre Desenvolvimento Comunitário e Governança Participativa foi realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro

Compartilhe
Tamanho do texto

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, o Núcleo de Estudos e Práticas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário realizou o Primeiro Encontro de Reflexão e Aprendizados reunindo especialistas e profissionais nessas duas temáticas. Ao todo, 20 pessoas participaram do evento na Serra da Papuã, município de Ibirapitanga (BA).

Os estudiosos canadenses Joanne Linzey e Dal Brodhead, do Coady Internacional Institute, conduziram os trabalhos. Linzey foi vice-presidente da United  Way of Canada, maior instituição social deste país. Já Brodhead é especialista em desenvolvimento econômico comunitário. Toda a programação foi planejada junto aos participantes, permitindo um processo de construção coletiva contínuo. Cipó Comunicação Interativa, Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Holcim e New Economy Development Group foram algumas das organizações que enviaram representantes para o encontro.

Segundo Rogério Arns, responsável pelo Núcleo, na área social é incomum o registro dos processos e daí a dificuldade de avaliar e aprender com os erros. “Esse vazio de capacidade é o que estamos buscando preencher. O desafio de dar escala e formar lideranças comunitárias não é só da Fundação Odebrecht, por isso, espaços de discussão como este são importantes para pensar soluções que possam ser compartilhadas”, afirma.

Fruto de uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Núcleo de Estudos e Práticas foi inaugurado em outubro de 2008 com o objetivo de identificar, apoiar e disseminar experiências bem-sucedidas em Governança Participativa e Desenvolvimento Comunitário, no Brasil e em outros países da América Latina.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital