Livro sobre o Projeto Rondon é lançado em Brasília

Histórias e resultados da Operação Rondon 2007 são apresentados em livro escrito pelo General Moura Barreto.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, 944 estudantes e professores universitários participaram das operações do Projeto Rondon. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Defesa, teve como objetivo aproximar a juventude de comunidades carentes levando cidadania e bem-estar.

As histórias e resultados dessa experiência foram registrados no livro “Projeto Rondon: Planejamento, Opiniões e Motivações”. De autoria do  General Luiz Henrique Moura Barreto, a publicação foi lançada no dia 25 de janeiro, em Brasília, durante cerimônia de abertura da operação “Centro-Norte” do Rondon, que será realizada nos Estados de Goiás, Amazonas, Pará e Roraima.

Participaram do evento quatrocentos rondonistas que, divididos em equipes, desenvolverão ações em 24 municípios de Goiás até o dia 7 de fevereiro. Na ocasião, o livro foi entregue ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a cada uma das equipes presentes. “As experiências acumuladas por aqueles que já tiveram a vivência do Rondon, narradas no livro, são um estímulo para os jovens que agora encaram esse desafio”, explica o autor Moura Barreto.

Podem ser encontrados na publicação os relatos sobre os projetos realizados por 160 rondonistas em dez municípios do Baixo Sul da Bahia, uma das áreas beneficiadas pelo Rondon 2007. A ida dos universitários à região teve o apoio, entre outras instituições, da Fundação Odebrecht e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides).

Leia matéria publicada no site do Ministério da Defesa: