11h55

Ministro da Cultura interage com projetos sociais do Baixo Sul da Bahia

Juca Ferreira visitou a região no dia 28 de janeiro e conheceu as ações do Modelo de Desenvolvimento Integrado e Sustentável com foco na APA do Pratigi.

Compartilhe
Tamanho do texto

Com o objetivo de conhecer as ações desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), Cooperativa das Produtoras e Produtores da APA do Pratigi (Cooprap) e Casa Jovem, visando a consolidação de parcerias, o Ministro da Cultura Juca Ferreira visitou o Baixo Sul da Bahia no dia 28 de janeiro.

Na sede do Ides, em Ituberá, o Ministro assistiu ao vídeo “A Caminho da Sustentabilidade”, que exemplifica o Modelo de Desenvolvimento Integrado e Sustentável com foco na APA do Pratigi coordenado pela Fundação Odebrecht. Na oportunidade, o Ministro conversou com representantes das associações culturais Boca de Lata e Flor de Serinhaém, que, em parceria com o Ides, desenvolvem trabalhos de arte-educação com jovens.

Em Nilo Peçanha, Juca Ferreira conheceu as futuras instalações da fábrica de vassouras e os trabalhos desenvolvidos pela Cooprap, interagindo com sugestões para o artesanato de cestarias e de papel reciclado, feitos com piaçava. Já na Cfaf, o ministro foi recepcionado com as cantorias do grupo Terno de Reis da comunidade quilombola de Lagoa Santa.

Na ocasião, pôde conhecer um pouco da realidade dos jovens e de suas comunidades. Envolvido em um ambiente de descontração e orgulho quilombola, Juca Ferreira demonstrou interesse pela causa, colocando o Ministério à disposição para transformar o casarão da antiga Fazenda Mutupiranga, localizada às margens da BA-001, em um Museu. “Creio que o Ministério da Cultura pode ajudar na recuperação desse patrimônio histórico. Seria interessante o que foi uma Casa Grande tornar-se o "Museu dos Quilombolas", um lugar que representa a cultura de um povo”, finaliza.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital