Jovens multiplicadores do Círculos de Leitura participam de formação

A primeira etapa foi realizada no município de Presidente Tancredo Neves, na região do Baixo Sul da Bahia, beneficiando 30 jovens

No período de 28 de fevereiro a 06 de março, a Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) sediou a primeira Semana de Formação do projeto Círculos de Leitura para 30 jovens multiplicadores.

Concebido pela filósofa e psicanalista Catalina Pagés, o método dos Círculos de Leitura baseia-se na formação de um círculo com aproximadamente dez pessoas, onde os integrantes são estimulados a lerem em voz alta e a realizarem livre associação das idéias na discussão em grupo. Jucélia Oliveira, egressa da CFR-PTN, ficou encantada com o projeto. "Agora formarei um Círculo de Leitura na minha comunidade, multiplicando o que aprendi na semana de formação, influenciando e contagiando adolescentes com o poder da leitura”, afirma a jovem.

No dia 4 de março, a CFR-PTN cedeu espaço para uma vivência com 20 professores da Rede Estadual de Ensino, vinculados à Diretoria Regional de Educação (Direc 05). O processo foi conduzido por Catalina Pagés e Patrícia Guedes, que apresentaram o projeto e proporcionaram aos professores a oportunidade de experimentarem o método por meio da leitura de contos e debates sobre assuntos diversos, associados à prática dos professores em sala de aula.

Entre os dias 10 e 17 de março, cinco jovens do Baixo Sul da Bahia, que se destacaram no Projeto Círculos de Leitura em 2008, acompanhados por representantes do Instituto Direito e Cidadania e da Fundação Odebrecht, participaram de uma semana de Formação Intensiva, na Sede do Instituto Fernand Braudel (IFB), em São Paulo. A finalidade foi qualificá-los para uma atuação ainda mais eficaz para este ano, assumindo novos desafios como multiplicadores.

Participaram da Formação Intensiva os jovens Daniele Oliveira, Elisângela Almeida e Pedro Conceição (Colégio Estadual Casa Jovem), Déborah Santana e Geiane Macedo (CFR). Décio Carvalho, integrador das ações do Programa Tributo ao Futuro no Baixo Sul, e Emanuel Ribeiro Filho, assistente de projetos da Fundação Odebrecht, acompanharam os jovens.

Norman Gall, Diretor Executivo do IFB, esteve com o grupo em dois momentos. No primeiro, fez uma introdução à autobiografia de Barack Obama, Dreams of my Father. No segundo, participou de um bate-papo com jovens sobre educação pública e os progressos na América Latina.

No dia 15 de março, durante a Formação Intensiva em São Paulo, os jovens do Baixo Sul receberam a visita do Embaixador Rubens Ricupero que se mostrou satisfeito com o andamento do projeto no Baixo Sul da Bahia. Ricupero destacou o notório crescimento dos jovens, a importância de se qualificarem cada vez mais e disseminarem o conhecimento que vêm adquirindo, afim de contribuírem para o desenvolvimento da região.

Pedro Conceição acredita que pode contribuir, por meio da leitura, com a formação dos jovens e com o desenvolvimento de sua comunidade. “A proposta do projeto é muito boa. Quem sabe nos próximos anos não teremos uma Casa Jovem, um Baixo Sul, uma Bahia, um Brasil de leitores. A leitura resulta em um crescimento pessoal e intelectual, e por meio dela o mundo pode se tornar diferente”, destaca Pedro.