10h24

Curso Multirreferencial chega à etapa final

Participantes desenvolvem projetos para atender comunidades da região do Baixo Sul da Bahia.

Compartilhe
Tamanho do texto

Iniciado em agosto de 2008, o curso Grupo Multirreferencial chega a sua etapa final. Onze módulos foram concluídos e o último será realizado em 18 de julho. No total, 24 pessoas, entre monitores de Casas Familiares e mobilizadores comunitários, já estão executando projetos sociais para atender diversas comunidades da região do Baixo Sul da Bahia.

Ministrado pela LM Consultoria e fruto de uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), o curso proporciona informações e vivências da Metodologia de Grupo Multirreferencial a profissionais que tenham como objetivo ampliar seus estudos e práticas de facilitação de grupos.

Soraya Mesquita, consultora da LM, explica que no trabalho com pessoas é preciso analisar os cenários que venham a interferir no desenvolvimento de cada indivíduo. “Quando realizamos uma ação em uma comunidade, por exemplo, é necessário olhar as condições físicas, emocionais e estruturais do nosso público-alvo”, afirma. Segundo Soraya, a melhor forma de promover o desenvolvimento de uma pessoa é ser facilitador desse processo. “O que o curso faz é formar esses facilitadores”, conclui.

Elizângela Lisboa, auxiliar administrativo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), é uma das participantes do curso. Ela e duas colegas, também integrantes do Ides, Jaqueline Cabral e Sílvia Nascimento, estão aplicando os conhecimentos adquiridos no apoio a um grupo religioso da comunidade de Jatimane, em Nilo Peçanha. “Com esta formação, encontramos o melhor caminho para desenvolver pessoas, pois trabalhamos o corpo e a mente, fazendo com que elas reconheçam suas reais potencialidades”, afirma Elizângela.

“Mais do que aprimorar nossa atuação junto à comunidade, o curso ensina a nos conhecermos”, revela Anquises Franca, monitor da Casa Familiar Rural de Igrapiúna que está apoiando uma associação de jovens na comunidade de Mata do Sossego. “Aprendemos a nos conectar com nosso inconsciente, a influenciar, mas também a se permitir ser influenciado”, finaliza.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital