17h01

Beneficiamento do palmito obtém selo Rainforest Alliance Certified

Certificação auxilia o consumidor a identificar produtos agrícolas de origem responsável que observam a conservação dos recursos naturais.

Compartilhe
Tamanho do texto

Com 370 cooperados, a Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul (Coopalm) conquistou espaço para seu produto em grandes redes de varejo como Wal-Mart, GBarbosa, Perini e Pão de Açúcar, além de firmar parcerias para a produção de marcas próprias nacionais e internacionais (Bonduelle, Extra e Alter Eco). Sob a marca Cultiverde, o palmito ecológico é comercializado nas modalidades inteiro, picado e rodela, totalizando 13 diferentes apresentações.

A Ambial, indústria prestadora de serviços, parceira da Coopalm, responsável pelo beneficiamento do palmito, acaba de obter o selo Rainforest Alliance Certified. A certificação auxilia o consumidor a identificar produtos agrícolas de origem responsável, que observam a conservação dos recursos naturais e as condições socioeconômicas de trabalhadores, produtores e suas famílias.

O desafio é conscientizar o consumidor de que ele está comprando um produto de qualidade, ecologicamente correto e impulsionador do desenvolvimento socioeconômico do Baixo Sul da Bahia, região formada por 11 municípios onde vivem 260 mil pessoas e conhecida por ser uma área com baixos Índices de Desenvolvimento Humano.

O Sul e Sudeste já representam 85% do volume de fornecimento. O preço médio para o consumidor varia de R$ 7,50 (Palmito Picado 300g, nos supermercados do Nordeste) a R$ 12,49 (Palmito Inteiro 300g). As hastes, entregues à Cooperativa, são beneficiadas na Ambial. O processo industrial tem certificados ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Ambiental) e HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), além do Rainforest Alliance Certified, e já está sendo exportado para a França e os Estados Unidos.

A aliança cooperativa com redes varejistas, para a comercialização do palmito, possibilita retornos financeiros, sociais e ambientais, como geração de trabalho e renda para as famílias dos cooperados, eliminação de atravessadores e diminuição da carga tributária.
 
Onde encontrar os produtos da Coopalm:

 Wal-Mart Nordeste – Rede Bompreço e Maxxi Atacados;
 Rede GBarbosa - Nordeste;
 Perini - Bahia;
 Grupo Pão de Açucar - Brasil;
 Alter Eco (Fair Trade Internacional - Exportação);
 ASSAI - SP;
 Casa Santa Luzia - SP;
 Roldão – SP;
 Tenda Atacados - SP;

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital