17h53

Projeto leva educação, arte e cultura para crianças e jovens do Baixo Sul

Uma parceria entre organizações da sociedade civil e instituições governamentais viabiliza projeto Cultura, Entretenimento e Integração para a Comunidade em duas vertentes.

Compartilhe
Tamanho do texto

Criar e consolidar um espaço gratuito de cultura e integração na comunidade do município de Ituberá e proximidades. Esse é o objetivo do projeto "Cultura, Entretenimento e Integração para a Comunidade", uma parceria entre organizações da sociedade civil, com o patrocínio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Cultura. O projeto é uma correalização das Associações Culturais e Sociais Flor de Serinhaém e Boca de Lata e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides).

Iniciado em setembro de 2008, o projeto prevê a realização de cem encontros semanais, sendo 50 para crianças e 50 para jovens e adultos. Encarando a arte e a cultura como aliadas estratégicas na educação da criança e do jovem, o projeto apresenta duas vertentes, uma destinada a cada público.

Realizado em parceria com escolas do município de Ituberá e Nilo Peçanha, o "Eu Adoro Ser Criança" objetiva promover a integração entre a instituição de ensino, a família dos alunos e a comunidade como um todo por meio de atividades lúdico-educativas com crianças entre cinco e 12 anos. Fawaz Abdel, coordenador da vertente infantil e diretor executivo do Flor de Serinhaém, destaca que despertar o autoconhecimento da criança faz com que ela se perceba e perceba os outros a sua volta, contribuindo para a formação de cidadãos fortalecidos e conscientes. “O lúdico é indispensável na formação e desenvolvimento do público infantil. É no brincar que a criança se expressa e aprende”, conclui.

Inspirado no formato de programa de auditório, o Art Jovem proporciona momentos de debates junto aos jovens sobre variados temas ligados à cultura, valores e cidadania. “Estamos contribuindo para a participação direta do jovem e da comunidade na construção de seus valores,  identidade, cidadania, arte e cultura local”, ressalta Francisco Pires, coordenador da área de cultura do Ides.

No dia 22 de maio, sexta-feira, foi realizado o 26º encontro do projeto Art Jovem, com o tema Políticas Públicas. Na quarta-feira, dia 27, foi a vez de professores da comunidade quilombola do Jatimane, no município de Nilo Peçanha, participar, junto com seus alunos, do 34º encontro do "Eu Adoro Ser Criança".

O projeto "Cultura, Entretenimento e Integração para a Comunidade" conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ituberá, por meio das Secretarias da Educação e da Cultura, da Biblioteca Municipal de Ituberá, além da Rádio Litoral FM, de grupos culturais e artísticos locais e de voluntários moradores da região.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital