16h41

Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves recebe nova turma

Aula inaugural, realizada no dia 15 de junho, contou com a presença de representantes da sociedade civil, governo e empresários locais.

Compartilhe
Tamanho do texto

Filhos de agricultores com vocação para o campo e espírito de liderança, residentes na zona rural, com idade entre 14 e 21 anos e ensino fundamental completo. Esses foram os critérios de seleção para a turma cinco da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), formada por 35 alunos. A aula inaugural, realizada no dia 15 de junho, contou com palestra sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ministrada pelo Secretário de Administração de PTN, Ademar Barreto.

Na primeira alternância da nova turma, que teve como tema “Nossa Realidade”, os jovens, divididos em grupos de acordo com suas comunidades de origem, escreveram sobre suas respectivas realidades e apresentaram aos colegas. A turma ainda assistiu ao filme “Desafiando Gigantes”, que fala sobre superação e fé, além de resgatar alguns valores humanos e trabalhar  assuntos como liderança e motivação. Os estudantes recém chegados na Casa também interagiram com alunos já em formação, trocando experiências.

Nabid Silva dos Santos, de 17 anos, encara o período de formação na CFR-PTN como o ponto de partida para melhorar a qualidade de vida de sua família. “Vou aprender aqui novas técnicas para aumentar a qualidade e a produtividade das plantações na minha região, ajudando a melhorar e conscientizar minha comunidade de um modo geral”, destaca.

Participaram também da aula inaugural a Secretária do Conselho Deliberativo da CFR, Eurenice Assunção; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para Mandioca e Fruticultura, José Raimundo; o Presidente da Câmara de Vereadores de PTN, Roberval Sousa Brito; o Secretário de Agricultura de PTN, André Argolo; a Diretora Executiva da Coopatan, Elineide Correia; a Diretora da Câmara de Dirigentes Lojistas de PTN, Rita de Cássia; o Vice-Prefeito de PTN, Moacy Pereira; o Diretor Executivo da CFR, Juscelino Macedo; e o Vereador de Teolândia, Antonio Moacir.

Ensino médio integrado ao técnico

A CFR-PTN foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação da Bahia a ministrar o ensino médio integrado ao técnico com habilitação em agropecuária. A equipe dirigente da Casa acredita que, com a autorização, a tendência é aumentar o número de concorrentes por vaga no processo seletivo.

Robson Kisaki, diretor de ensino da CFR-PTN, afirma que esse avanço representa o reconhecimento pelo trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos cinco anos. “Foram realizados poucos ajustes na estrutura pedagógica para atender aos critérios exigidos pelo Conselho. Introduzimos novos conteúdos no curso técnico como irrigação e drenagem, topografia e mecanização agrícola”, afirma Kisaki. Ampliar e melhorar a estrutura da biblioteca e do laboratório de informática, bem como a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, são os próximos passos.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital