12h17

Resultados do Projeto Produzir são apresentados em Ituberá

Representantes do Ministério da Integração Nacional visitaram a região do Baixo Sul da Bahia nos dias 15 e 16 de junho.

Compartilhe
Tamanho do texto

Os resultados do Projeto Produzir, no Baixo Sul da Bahia, foram apresentados pelas representantes do Ministério da Integração Nacional (MIN) Dorotea Blos, Coordenadora Geral de Projetos Especiais, e Márcia Damo, Secretária de Programas Regionais. Participaram da visita, realizada nos dias 15 e 16 de junho, Ivonete Carvalho, Diretora de Programas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), integrantes da Fundação Odebrecht, prefeituras locais, Banco do Brasil, cooperativas e do setor empresarial.

Em Ituberá (BA), no dia 15, os resultados da Oficina de Gestão para artesanato de piaçava foram demonstrados. Esta formação beneficiou cerca de 50 famílias de comunidades quilombolas e afro-descendentes dos municípios de Ituberá, Nilo Peçanha e Cairu. Também permitiu o resgate cultural por meio de um curso de design, além da revisão de práticas de substituição de insumos da produção. A iniciativa propiciou a aproximação com a SEPPIR, que dará o Selo Quilombola aos produtos desenvolvidos.

Já no dia 16, aconteceu a apresentação de resultados do Evento de Organização Produtiva de pupunha, que beneficiou cerca de 60 famílias de agricultores dos assentamentos Lucas Dantas e Margarida Alves. O investimento nesse projeto marcou o início de uma estratégia de inserção desses agricultores na Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm). As ações visam à redução das desigualdades e a geração de trabalho e renda.

Parceria

Em setembro de 2008, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, visitou o Baixo Sul da Bahia para conhecer os projetos em execução. O encontro motivou a formalização de uma parceria entre o Ministério e a Fundação Odebrecht. Foi assinado, em Salvador, no dia 1º de dezembro de 2008, um acordo de cooperação entre as duas instituições, além de dois acordos para implantação de projetos na região.

A parceria prevê a atuação conjunta do Ministério e Fundação Odebrecht visando à construção de mecanismos de apoio e viabilização de iniciativas de desenvolvimento regional sustentável no Baixo Sul da Bahia.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital