18h01

Capacitação do Círculos de Leitura é realizada em Valença

Trinta multiplicadores participaram da formação, entre os dias 10 e 16 de julho, que contou com a presença de Catalina Pagés, idealizadora da metodologia.

Compartilhe
Tamanho do texto

O sorriso da jovem Camila Ventura era marcante. “Nunca passei por uma experiência como esta”, revela. Retornando de uma semana de capacitação na cidade de São Paulo e seguindo para mais sete dias de formação intensiva, com outros 29 jovens em Valença (BA), nada em sua face aparentava cansaço. “Estou motivada e muito otimista. Sei que as portas que estão se abrindo me trazem uma grande responsabilidade, pois tenho o compromisso de levar tudo que aprendo para minha comunidade”, continua Camila.

Este é o segundo ano que o projeto Círculos de Leitura é desenvolvido no Baixo Sul da Bahia. Participam jovens das quatro Casas Familiares e da Casa Jovem, iniciativas de promoção do capital humano fomentadas pela Fundação Odebrecht na região. A ação é fruto de uma parceria com o Instituto Fernand Braudel (IFB). “Queremos estimular o gosto pela leitura, desenvolvendo a capacidade de escrita, expressão, contextualização e reflexão sobre princípios e valores essenciais à formação de cidadãos e líderes”, explica a filósofa e psicanalista Catalina Pagés, idealizadora da metodologia.

Catalina e a coordenadora Patrícia Guedes foram responsáveis pela condução das atividades com os multiplicadores, entre os dias 10 e 16 de julho, em Valença. Para Natália Gonçalves, que integra a Casa Familiar do Mar, por meio da leitura, novos olhares são despertados. “Com as reflexões sobre os textos, vou aprendendo a ter uma visão ampla. Na busca do conhecimento, que é o que move o ser humano, aprendo a ensinar e ensino ao aprender”, diz Natália.

Para Geiane Macedo, Líder Multiplicadora em Presidente Tancredo Neves (PTN), novos avanços estão sendo conquistados. Mensalmente, 130 crianças e adolescentes de colégios municipais locais participam de grupos de leitura organizados por oito jovens multiplicadores, sob sua coordenação. “A minha relação com o projeto vem sendo fortalecida, principalmente com a prática na condução de grupos. Quando me disponho a concretizar esse conhecimento, sinto que sou capaz de fazer a diferença e que o meu papel é muito importante”, afirma Geiane que é egressa da Casa Familiar Rural de PTN.

O projeto Círculos de Leitura é executado com investimentos oriundos do Tributo ao Futuro, um programa de destinação de imposto de renda dos integrantes da Odebrecht. Para saber como contribuir, acesse: www.tributoaofuturo.org.br

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital