18h11

Agir e Uesc estudam implantação de projetos de pesquisa na Área de Proteção Ambiental do Pratigi

Objetivo é promover a utilização econômica e sustentável dos recursos naturais nos ecossistemas da Mata Atlântica.

Compartilhe
Tamanho do texto

Representantes da Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi (Agir) e pesquisadores de departamentos ligados à Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) participaram de um encontro, no dia 30 de julho, na Serra da Papuã. Em pauta, a possibilidade de estabelecer parcerias em pesquisas voltadas para a conservação da biodiversidade, produção vegetal e desenvolvimento regional.

Fausto Azevedo, líder da Agir, apresentou aos pesquisadores as demais instituições que, apoiadas pela Fundação Odebrecht, atuam de forma sinérgica, buscando o desenvolvimento integrado e sustentável da região do Baixo Sul da Bahia, fomentando os capitais social, humano, ambiental e produtivo. A ideia é que sejam elaborados novos projetos de pesquisa que tenham aproximação com os trabalhos já desenvolvidos.

O interesse da universidade em firmar um convênio com a Agir foi destacado durante a visita por José Olímpio, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal (PPGPV), ligado ao Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da Uesc. Os projetos do PPGPV, assim como as iniciativas da Agir, têm como objetivo a elaboração de estratégias que permitam a utilização econômica e sustentável dos recursos naturais nos ecossistemas da Mata Atlântica.

Fátima Alencar, responsável por Relações Institucionais da Agir, ressaltou a importância do investimento na consolidação de projetos de pesquisa nessa área. “Dados isolados constituem descrições do objeto de estudo, que, agregados do valor intelectual do pesquisador, transforma-se em informação. Esta informação, quando utilizada pela sociedade, gera o conhecimento, que liberta e emancipa o homem”. Fátima ainda salientou que, por essa razão, uma parceria entre a Agir e a Uesc viabilizaria a produção, organização e divulgação do conhecimento para promover o desenvolvimento humano de forma sustentável na APA do Pratigi.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital