09h05

IDC realiza seminário sobre Mediação de Conflitos

Evento reuniu mais de 80 conselheiros de 16 municípios, nos dias 21 e 22 de outubro, para discutir os direitos da criança e do adolescente.

Compartilhe
Tamanho do texto

“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver”. Esta frase, gravada em um cartaz afixado na parede, destacava-se no espaço onde estavam reunidos mais de 80 conselheiros de 16 municípios do Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia. As reflexões que aquela mensagem proporcionava já permitiam aos presentes terem uma noção do que aconteceria nos próximos dois dias.

Mediação de conflitos e as múltiplas competências dos Conselhos foi tema do VII Seminário de Fortalecimento da Rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente realizado nos dias 21 e 22 de outubro, em Valença. O encontro foi promovido pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC) em parceria com o Ministério Público da Bahia e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), a Fundação Odebrecht e as Prefeituras do Baixo Sul apoiaram a iniciativa.

Para a advogada Vera Leonelli, responsável pela condução das dinâmicas e debates durante o seminário, o conhecimento das leis potencializa a ação dos conselheiros. “É importante investir na formação política para que eles possam saber o quê e onde cobrar”, defende.

Joina Oliveira, Coordenadora de Mediação de Conflitos do IDC, reforça este posicionamento. “Buscamos capacitar os conselheiros para que eles possam deliberar, resolver conflitos e melhorar as relações familiares”, diz Joina.

“A cada edição, conheço um pouco mais sobre os direitos da criança e do adolescente e como aplicá-los”, destaca o presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Uruçuca (BA), Antônio Roque Pereira, que participava do seminário pela quarta vez. “Levaremos esses conhecimentos como referência para o trabalho que desenvolvemos em nossa região”, afirma. É a mudança que se sonha, expressa no cartaz, ganhando vida.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital