13h58

Edição 145 - União que faz a diferença

Instituto Direito e Cidadania (IDC) completa cinco anos de atuação no Baixo Sul da Bahia.

Compartilhe
Tamanho do texto

texto: Vivian Barbosa
foto: Eduardo Moody

Dona Joana Bispo buscou o apoio do IDC
para a mediação de um conflito familiar.
A divisão dos bens deixados por seu
companheiro foi acordada sem que o caso fosse
levado à Justiça. “Hoje, vivo na minha casinha”, diz.

O município de Presidente Tancredo Neves é jovem. Com apenas 20 anos de emancipação, o antigo distrito de Itabaína cresceu às margens da BR-101 e segue entre os de desenvolvimento mais acelerado no Baixo Sul da Bahia.

Um importante agente do desenvolvimento local é o Instituto Direito e Cidadania (IDC), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que está comemorando cinco anos de serviços prestados à comunidade tancredense e de mais 15 municípios do Baixo e Extremo Sul da Bahia. “Buscamos fortalecer o capital social e disseminar a democracia participativa, educando para a cidadania e formando lideranças conscientes do seu papel na construção e deliberação de políticas públicas”, afirma a Diretora-Executiva Maria Celeste Pereira.

Entre os muitos parceiros do IDC estão: Controladoria-Geral da União, Governo da Bahia, Ministério Público da Bahia, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Prefeituras Municipais do Baixo Sul e Fundação Odebrecht.


Capacitar Conselhos Tutelares e Conselhos da Criança e do Adolescente, mediar conflitos, prestar orientação jurídica, facilitar a emissão de documentação civil básica e titulação de terras são algumas das ações fomentadas pelo Instituto. Para o pedagogo José Alves, Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Tancredo Neves, a parceria com o IDC vai além. “Não recebemos apenas apoio no planejamento e execução de projetos sociais. Aprendemos que é possível fazer acontecer se formos perseverantes e nos unirmos.”

Desde sua criação, o IDC registrou mais de 279 mil atendimentos. Em 2009, 15 mil pessoas já foram beneficiadas. Até setembro, o IDC realizou 171 mediações de conflitos, resolvendo 81% dos casos, sem encaminhamento judicial.

 


Acesse aqui

Edição 145 - União que faz a diferença
Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital