Comunidade quilombola de Jatimane faz sua parte

Mais de cem pessoas participaram do mutirão para limpeza do rio Jatimane, localizado em Nilo Peçanha (BA)

Desde as 7h da manhã, em um clima de união e alegria, mais de 100 pessoas participaram do mutirão para limpeza do rio que corta a comunidade quilombola de Jatimane, localizada em Nilo Peçanha (BA), no dia 10 de janeiro. "Estou muito feliz. Esta é apenas uma das ações que podemos realizar juntos. Sei que nosso povo vai dar continuidade a esta iniciativa de preservar a natureza", assegurou Carla Daiane, Presidente da Associação da Comunidade Quilombola do Jatimane e integrante da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap).

Foram retiradas cinco caçambas de lixo, número sete vezes menor que o registrado em 2008, quando ocorreu a última mobilização. "No primeiro mutirão, encontramos no rio muitos sacos plásticos e garrafas pet. Neste ano, encontramos pedaços de madeira e mato. A comunidade se conscientizou”, afirmou Aridenes do Rosário, moradora da região. Após a limpeza, um almoço foi servido para os participantes do movimento.

A iniciativa da associação da comunidade, uma das 27 integrantes da Associação Guardiã da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Agir), contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides).

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.