Obras para restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo são iniciadas

Após reformado, local será palco para apresentações culturais de remanescentes quilombolas

No dia 9 de janeiro, durante a abertura das comemorações pelos 400 anos da Vila Nossa Senhora do Rosário, em Cairu (BA), foi iniciada a obra de restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo. A iniciativa irá beneficiar, entre outros, as comunidades remanescentes de quilombos, já que uma vez reformado, o local servirá de palco para apresentações culturais.

Os recursos, no valor de 2,8 milhões, foram adquiridos pela parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides), o Ministério da Cultura e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A conclusão das obras da primeira etapa, correspondente à recuperação da muralha, está prevista para novembro de 2010.

Em 2009, o Ides foi parceiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na criação de um selo de identidade para produtos oriundos de comunidades quilombolas de todo o Brasil. A ideia é fortalecer uma rede que proteja esses produtos, garantindo justa distribuição de renda para as famílias.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.