09h08

Colégio Estadual Casa Jovem recebe Selo Escola Solidária

Instituto Faça Parte reconhece projeto que promove integração comunitária e incentivo à leitura

Compartilhe
Tamanho do texto

O Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), localizado no município de Igrapiúna, foi o único centro educacional do Baixo Sul da Bahia a receber, em 2009, o “Selo Escola Solidária”. Esta certificação busca reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade.

Para conseguir este título o CECJ inscreveu o Projeto de Integração Comunitária, iniciativa coordenada por líderes de associações locais e de comunidades quilombolas. São realizadas oficinas de resgate da cultura de remanescentes de quilombos, apresentações de teatro e música percussiva com utilização de materiais reciclados, além dos Círculos de Leitura – metodologia que permite o desenvolvimento do gosto pela leitura, capacidade de escrita, expressão, contextualização e reflexão a respeito de princípios e valores essenciais à formação de cidadãos e jovens lideranças.

Segundo o Diretor do Colégio, Francisco Nascimento, o selo trouxe alguns benefícios, como a elevação da autoestima dos estudantes e equipe pedagógica, já que passaram a fazer parte de um grupo seleto de instituições de ensino com ações solidárias atestadas. “Além de reconhecerem a importância do Círculo de Leitura no seu desenvolvimento pessoal e melhoria do desempenho escolar, esta certificação despertou o interesse dos educandos nas atividades escolares de cunho comunitário”, acrescentou.

O Selo Escola Solidária foi idealizado pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com a certificação procura-se, também, propiciar a troca de experiências e articulações entre as instituições selecionadas e incentivar a prática de voluntariado educativo como ferramenta formativa. Em suas três edições foram reconhecidas 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros. 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital