10h58

Rede de lojas Tok&Stok firma parceria com Cooprap

Peças artesanais de piaçava são vendidas em todas as lojas da rede no Brasil, beneficiando 67 unidades-família

Compartilhe
Tamanho do texto

A Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap) firmou uma parceria social com a empresa Tok&Stok para comercializar artesanatos feitos à base da fibra de piaçava por artesãs quilombolas e afro-descendentes do Baixo Sul da Bahia. Em novembro de 2009, foi entregue a primeira encomenda. Ao todo, nove pedidos já foram realizados e 1.824 peças vendidas.

Com a parceria, os artesãos passaram a ser remunerados de forma justa e ter acesso a renda mensal, garantindo condições adequadas de trabalho e valorização profissional. Segundo Reinaldo Souza, Diretor Executivo da Cooprap, o artesanato pode ser encontrado em todas as lojas da rede Tok&Stok no Brasil.
 
No total, 67 unidades-família de seis comunidades dos municípios de Ituberá e Nilo Peçanha estão sendo beneficiadas diretamente pela iniciativa. “Essa parceria social com a Tok&Stok alavancou as vendas e o comprometimento dos artesãos, consolidando a comercialização dos produtos”, conclui Souza. 

A matéria-prima

Da piaçava extraída no Brasil, cerca de 95% provém da Bahia. Como os extensos piaçavais que povoavam todo o Litoral Sul do Estado foram, em grande parte, devastados, três municípios do Baixo Sul concentram esta produção: Cairu (80%), Nilo Peçanha (10%) e Ituberá (5%).
Dentre as utilizações tradicionais da fibra da piaçava pode-se destacar: fabricação de vassouras, produção de artesanato e coberturas de quiosques e telhados.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital