Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves iniciará produção de biogás

Estudos foram realizados para atestar viabilidade do projeto e unidades de fabricação já começaram a ser construídas

A Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) está focando seu Programa de Ação 2010 em iniciativas que buscam contribuir com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Uma delas é a instalação de unidades para produção de biogás. A construção das duas primeiras já teve início e deve ser concluída até o mês de maio. A previsão é de que dez centros de fabricação sejam criados.

Foram realizados estudos que comprovaram a viabilidade do projeto. O biogás será produzido a partir de lixo orgânico, como resíduos de animais e manipueira – líquido residual gerado na prensagem da massa ralada de mandioca. Os resíduos gerados pela fabricação do gás serão convertidos em biofertilizantes para a lavoura, o que resultará em economia para a CFR-PTN, uma vez que a compra de fertilizantes será reduzida. “As unidades de produção de biogás poderão ser instaladas nas propriedades dos jovens, reduzindo custos e aumentando a qualidade de vida dos seus familiares”, assegura Juscelino Macedo, Diretor Executivo da Casa.

O gás será utilizado na cozinha do refeitório da CFR-PTN e o excedente será vendido, por meio de uma parceria, para a Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves, que atualmente usa lenha de fruteiras decadentes em sua unidade de beneficiamento.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.