Cultivo de raízes, grãos, hortaliças, frutas e peixes gera economia para Casa Familiar Rural

Produção tem sido ampliada com utilização de tecnologias disponibilizadas por parceiros sociais

A Fazenda Novo Horizonte, sede da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), tem 128 hectares e é uma escola a céu aberto. Dentre as atividades desenvolvidas pelos educandos, com o apoio de monitores e equipe da fazenda, está o cultivo de raízes, grãos, hortaliças, frutas e peixes. Essa produção gera 10% dos recursos necessários para manutenção da Casa.

A plantação tem sido ampliada com a utilização de tecnologias disponibilizadas por parceiros sociais como Embrapa, Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Michelin, Cooperativa Mista de Marisqueiros, Pescadores e Aquicultores do Baixo Sul da Bahia (Coopemar) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Agricultores vizinhos também fecharam acordo com a CFR-PTN, disponibilizando suas terras e recebendo em troca 25% da plantação. Todas as etapas do cultivo são de responsabilidade dos jovens e integrantes da Fazenda Novo Horizonte.

“Essa parceria é importante para a Coopatan e CFR-PTN, pois está contribuindo com a formação dos jovens, preparando os futuros líderes das cooperativas”, afirmou Celso Sampaio, Presidente da Coopatan.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.