II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional é sediada em Florianópolis

Evento reuniu e mobilizou segmentos da sociedade na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas para o desenvolvimento regional

Entre os dias 10 e 14 de março aconteceu, em Florianópolis (SC), a II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional promovida pelo Ministério da Integração Nacional (MI). O evento reuniu e mobilizou diversos segmentos da sociedade na construção de um espaço de debate e aprimoramento das políticas públicas para o desenvolvimento regional. Contou mais uma vez com a parceria da Fundação Odebrecht (FO) para sua realização.

Cooperativas que atuam no Baixo Sul marcaram presença na Mostra. Famílias associadas à Coopalm (Cooperativa dos Produtores de Palmito do Baixo Sul) e Cooprap (Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi) tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, além de trocar experiências.

Dentro da programação de palestras do evento, o Presidente Executivo da FO, Maurício Medeiros, apresentou o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Baixo Sul da Bahia, fomentado na região desde 2003, destacando as ações em andamento. Além disso, contou um pouco da história da instituição, que completa 45 anos em 2010. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ligada ao Programa, foi representado pela Diretora Executiva, Liliana Leite, durante palestra sobre o modelo de turismo sustentável que está sendo desenvolvido na região, o Agro Eco Turismo.

Na cerimônia de abertura da Mostra, a jovem Emanuelle Rosário, moradora da comunidade quilombola de Jatimane, localizada no município de Nilo Peçanha (BA), presenteou com uma máscara o Ministro Geddel Vieira Lima. A peça representava a cultura afro-brasileira e a diversidade étnica e produtiva das comunidades apoiadas pelo MI em todo território nacional. “Foi um orgulho para mim. Uma experiência única que jamais esquecerei. Aprendi muito durante a Mostra”, afirmou Emanuelle, ex-aluna da Casa Familiar Agroflorestal, que hoje é artesã associada à Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi.

Leia mais: Site II Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional

Parceria

Desde 2008, a Fundação Odebrecht e o Ministério da Integração Nacional se tornaram parceiros visando à construção de mecanismos de apoio e viabilização de iniciativas de desenvolvimento regional sustentável no Baixo Sul da Bahia.
Para saber mais sobre essa parceria acesse:

Ministério da Integração Nacional e Fundação Odebrecht formalizam parceria

Resultados do Projeto Produzir são apresentados em Ituberá