19h06

Educando para a Vida e pelo Trabalho

Jovens apoiados pelo Tributo ao Futuro participam de formação dos Círculos de Leitura e vivenciam um processo colaborativo que estimula a reflexão e a capacidade de decisão

Compartilhe
Tamanho do texto

Em um cenário de mudanças constantes, como o vivido atualmente, a disposição para assumir novos desafios é pré-requisito em grandes organizações. Daí, a importância de se formar novas e melhores lideranças.

A metodologia do projeto Círculos de Leitura, parceria entre o Instituto Fernand Braudel (IFB) e a Fundação Odebrecht, propõe uma visão inspirada no processo colaborativo, que estimula a reflexão e a capacidade de decisão. Sentados em círculos, todos têm a oportunidade de opinar sobre livros que ressaltam valores e modelos de conduta ética, aos olhos atenciosos do monitor que orienta a conversa. “Também temos o papel de identificar jovens com potencial para que se tornem novos multiplicadores e apliquem os círculos em outros ambientes”, completa Daniele Oliveira, multiplicadora do projeto.

Nessa relação, que se assemelha à interação entre Líder e Liderado, novas oportunidades aparecem e contribuem para a dinâmica do processo. Na ausência do monitor, outro jovem está apto a realizar os encontros e a garantir a perpetuidade dos círculos de leitura. “Se não tivesse formado um jovem capaz de aplicar o método em minha ausência, não teria a oportunidade de me tornar supervisora do projeto”, afirma Elisangela Almeida, que está subindo mais um degrau em sua vida.

Estes conceitos são passados em duas etapas de capacitações do IFB. A primeira é realizada em São Paulo com monitores mais experientes. Depois, no Baixo Sul da Bahia, os jovens compartilham o conhecimento com novos multiplicadores. Em março de 2010, a segunda etapa contou com 40 participantes apoiados pelo Tributo ao Futuro, que já beneficiam 1.800 pessoas em suas comunidades.

Os jovens aprendem desde cedo a planejar, delegar e confiar em seus sucessores. Com esta atitude, eles tem possibilidade de crescimento e podem assumir novos desafios. Ou, em palavras utilizadas pelos participantes do projeto Círculos de Leitura, encontram uma oportunidade de “enriquecer o livro interior”.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital