18h11

Projeto Alfabetizando através do Cinema leva cultura e arte para comunidades da APA do Pratigi

Educandos inseridos no programa Todos pela Alfabetização participam de iniciativa que busca estimular a oralidade

Compartilhe
Tamanho do texto

Para reduzir os índices de analfabetismo na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, a Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) tem apoiado a Secretaria da Educação da Bahia para desenvolver o Programa Todos pela Alfabetização (Topa). A principal meta é alfabetizar, entre novembro de 2009 e outubro de 2010, cerca de 5.200 alunos, correspondendo a 30% do total de pessoas que não sabem ler e escrever na região.

Diversas ações vêm sendo desenvolvidas para contribuir com o alcance desse objetivo. Uma delas é o projeto “Alfabetizando através do Cinema”, iniciativa que conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia - Ides. “Por meio da exibição de filmes, buscamos estimular a oralidade dos educandos”, afirma Wolgrand Ribeiro, responsável técnico pela implantação do Topa na APA do Pratigi e consultor educacional da Fundação Odebrecht.

A primeira sessão de cinema foi realizada nos dias 9 e 10 de março em Piraí do Norte. Após a projeção, aconteceu um debate com os participantes. As próximas exibições estão previstas para: Igrapiúna (06 e 07.04), Ituberá (04 e 05.05), Nilo Peçanha (01 e 02.06), Ibirapitanga (06 e 07.07 / 14 e 15.09) e, mais uma vez, em Piraí do Norte (03 e 04.08). Também apoiam o projeto movimentos sociais da APA do Pratigi, como Associações de Agricultores, Igrejas Evangélicas, Sindicatos Rurais, além das Prefeituras de Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá e Piraí do Norte.

O Topa foi implantado na APA do Pratigi, em 2009, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Fundação Odebrecht e a Secretaria da Educação da Bahia. O programa busca ensinar a ler e escrever jovens (a partir de 15 anos), adultos e idosos que não tiveram acesso à escolaridade.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital