Primeira Oficina de Artesanato com Piaçava é realizada na Casa Familiar Agroflorestal

Curso capacitou 32 jovens para que possam difundir, futuramente, o conhecimento adquirido em suas comunidades

Aconteceu no dia 23 de março, na sede da Casa Familiar Agroflorestal (Cfaf), localizada no município de Nilo Peçanha, a primeira Oficina de Artesanato com Piaçava. Ministrada por José Roque Assunção, instrutor e Líder de Artesanato da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), a atividade reuniu 32 educandos da Cfaf. “Fiquei muito feliz em ter participado. Descobri que tenho talento para confecção das peças”, assegurou Paloma Franco, 20 anos, jovem da 3ª turma.

A oficina buscou capacitar os alunos dessa instituição para que possam difundir, futuramente, o conhecimento adquirido em suas comunidades. “Observamos nesse encontro a desenvoltura dos jovens em relação ao manuseio da fibra de piaçava. Concluímos que em breve eles confeccionarão peças para linha de produção da Cooprap”, afirmou Suzana Baiardi, Diretora Executiva da Casa.

As oficinas serão oferecidas em todas as alternâncias da Cfaf – período em que o jovem passa na Casa, em regime de internato, com aulas práticas e teóricas. Os educandos vão aprender, ainda, a produzir biojóias a partir do coco da piaçava.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.