11h57

Educandos da Casa Familiar do Mar marcam presença em oficina de Narrativas Digitais

Ação visou desenvolver projeto com jovens de comunidades costeiras para documentar aspectos da região com ferramentas digitais

Compartilhe
Tamanho do texto

Educandos da Casa Familiar do Mar (CFM) participaram, nos dias 6, 7 e 8 de abril, da Oficina Narrativas Digitais, na comunidade de Garapuá, localizada no município de Cairu (BA). Esta ação teve como finalidade desenvolver um projeto piloto com jovens de duas regiões costeiras, sendo uma no Brasil e outra na Espanha, para fazer o registro digital de diversos aspectos locais e, posteriormente, disponibilizar o resultado na internet.

"Mapeamos a história que estava na oralidade de poucos moradores, juntando e organizando as informações. Conseguimos até uma foto de 1940, da ave que dá nome à região e que hoje não existe mais, o Garapuá”, afirmou Flávia Marinho do Rosário, 20 anos, da segunda turma da CFM e que atualmente é integrante do Instituto Direito e Cidadania, em Camamu (BA). Tarcísio Botelho, Coordenador Pedagógico, e a monitora Sandra Soares, ambos da CFM, acompanharam as atividades e observaram o envolvimento dos educandos. "Este trabalho contribui para a formação do jovem enquanto cidadão crítico e participativo no destino de sua comunidade", assegurou Botelho.

Realizada por meio de um projeto da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Campus Cairu, que possui inúmeras iniciativas ligadas ao tema sustentabilidade, esta ação obteve apoio da Casa Familiar do Mar, por meio dos jovens e equipe pedagógica. Além disso, contou com a Prefeitura Municipal de Cairu.

As Oficinas foram coordenadas pela Professora Doutora da (Ufba), Karla Brunet, que a idealizou junto com o Grupo de Pesquisa “Recursos Marinhos e Pesqueiros”, da Universidade de Coruña (Espanha), sob a coordenação do Professor Doutor Juan Freire. Para sua realização, contou com o apoio financeiro da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), por meio do Programa de Cooperación Universitaria e Investigación Científica.

Para saber mais acesse: Narrativas Digitais

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital