13h45

Projeto Educação Ambiental é realizado para alunos do Programa Todos pela Alfabetização

Em oficinas, educandos são estimulados a participar de discussões e reflexões sobre a degradação dos recursos naturais e suas consequências

Compartilhe
Tamanho do texto

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, localizada no Baixo Sul da Bahia, é uma região com elevado índice de analfabetismo. Cerca de 18.500 pessoas, 36% da população, não sabem ler nem escrever. Para reduzir esse número, o Programa do Governo Federal “Brasil Alfabetizado” foi implantado na APA do Pratigi em 2009, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação da Bahia e a Fundação Odebrecht.

Na Bahia, o Programa, que recebe o nome Todos pela Alfabetização (Topa), pretende, entre novembro de 2009 e outubro de 2010, alfabetizar cerca de 5.200 alunos. Para contribuir com o alcance desse objetivo, algumas ações têm sido realizadas. O projeto “Educação Ambiental”, por exemplo, propõe estimular discussões e reflexões sobre a degradação ambiental e suas consequências, o que incentiva o desenvolvimento da linguagem oral. “Além de tornar o processo de aprendizado significativo para o aluno, esta iniciativa impulsiona mudanças de atitude em relação aos recursos naturais”, assegura Wolgrand Ribeiro, responsável técnico pela implantação do Topa na APA do Pratigi e consultor educacional da Fundação Odebrecht.

Para Diana Bahia, Gestora Escolar do Programa no município de Piraí do Norte, “o interessante é ver que a maioria dos alunos afirmam que já agrediram o meio ambiente, mas que hoje estão tendo uma postura diferenciada. O Topa tem focado nessa questão social. O que eles estão aprendendo aqui, vão levar para a vida inteira”, garante. As primeiras oficinas foram realizadas nos dias 23 e 24 de março, em Piraí do Norte. As próximas estão previstas para: 27 e 28 de abril; 18 e 19 de maio; 15 e 16 de junho; 20 e 21 de julho; 17 e 18 de agosto e 28 e 29 de setembro, no mesmo local.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital