13h39

Instituto Direito e Cidadania realiza seminário para capacitação de Conselheiros

Evento sediado em Valença teve como tema a sustentabilidade das políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente

Compartilhe
Tamanho do texto

Realizado pelo Instituto Direito e Cidadania, o VIII Seminário de Fortalecimento da Rede de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente reuniu cerca de 130 pessoas, em Valença (BA), nos dias 29 e 30 de abril. Os resultados alcançados com as capacitações tiveram uma avaliação positiva do Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fábio Feitosa, que foi um dos palestrantes. “Fico feliz em perceber a forma como os Conselheiros estão organizados”, afirmou.

Cabe aos Conselheiros garantir a efetivação dos direitos e agir, junto às autoridades, no atendimento aos jovens ameaçados ou violentados, conforme estabelecido em lei. No encontro, Feitosa pontuou a necessidade de discutir Políticas Públicas para a criança e o adolescente em longo prazo. “A experiência do Baixo Sul será pauta da próxima plenária do Conanda”, que atualmente constrói seu Plano Decenal.

A ideia é promover a sustentabilidade das políticas nos encontros de formação com perspectiva de estimular o trabalho comunitário e a convivência social pacífica, desenvolvendo a prática da participação social. Para Fábio Rodrigues, conselheiro tutelar do município de Itamari (BA), “a presença do Conanda representa novas perspectivas para o Baixo Sul”.

Em um ano, cerca de 3.700 casos foram atendidos pelos 270 Conselheiros formados pelo projeto. Dando continuidade aos resultados, o Instituto Direito e Cidadania, com apoio do Tributo ao Futuro, fomenta o projeto Trilhando Caminhos  que continua a estimular a atuação dos Conselheiros, além de se estender a adolescentes por meio de ações socioeducativas no município de Presidente Tancredo Neves (BA). “É uma oportunidade de aprender, ganhar novos conhecimentos e principalmente, descobrir a minha identidade”, assegurou Taís Bastos, de 15 anos, que participa do Trilhando Caminhos.

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital