Pavimentação da Estrada Parque da Cidadania tem início

Com material que limita velocidade e diminui impermeabilização do solo, estrada facilitará transporte de pessoas e escoamento da produção local

A primeira etapa das obras da Estrada Parque da Cidadania (EPC), iniciada em maio de 2010, já se encontra em fase de pavimentação com paralelepípedos. O material limita a velocidade, é de fácil manutenção, tem maior vida útil e diminui a impermeabilização do solo. À frente desse projeto está a Organização de Conservação de Terras, que é responsável pelo fomento do capital ambiental no Baixo Sul da Bahia.

Esta etapa inicial, que contempla 21 dos 150 km previstos da EPC, está dividida em dois trechos. O primeiro, a partir da BA-001 até a localidade de Colônia, município de Ituberá. O segundo, da BR-101 até o Portal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi, localizado na Serra da Papuã. Também está incluído o trecho que vai do entroncamento da BR-101, no km 399, até o ramal de acesso ao Portal, na localidade conhecida como Bambuzal. Para não interromper o tráfego de veículos, o serviço é realizado uma faixa por vez. Estão envolvidos na obra cerca de 40 trabalhadores sendo que metade deles são moradores da região.

A estrada utilizará tecnologias limpas, protegerá e recuperará as florestas da faixa de domínio. De acordo com João Coelho, engenheiro civil e líder da Estrada, com a EPC a comunicação entre as comunidades será facilitada. “O transporte escolar e o escoamento da produção local será possível durante todo ano, assim como o atendimento de saúde. Além disso, contribuirá para promoção do turismo ecológico na região”, afirma.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.