Associação de Casas Familiares do Sul do Brasil visita PDIS

Jovens, pais, monitores e diretores de 15, das 62 instituições vinculadas à Arcafar Sul, estiveram na região para trocar experiências com as unidades de ensino do Baixo Sul da Bahia

Integrantes da Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Sul do Brasil (Arcafar Sul) e da Cooperativa Educacional de Santa Catarina (Cooesc) visitaram o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), entre os dias 4 e 8 de outubro. Jovens, pais, monitores e diretores de 15, das 62 Casas Familiares vinculadas à Arcafar Sul, estiveram na região para trocar experiências com as unidades de ensino ligadas ao PDIS e fortalecer as práticas agroecológicas para a obtenção de Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar Sustentável.

De acordo com Marco Antônio Geffer, Diretor Executivo da Arcafar Sul, o que impressionou foi a força de vontade das pessoas do Baixo Sul da Bahia. “Levaremos bastante conhecimento, essa troca é muito importante. Precisamos buscar experiências que promovam o desenvolvimento comunitário”, afirma.

Nas Casas Familiares, os jovens passam uma semana em regime de internato, com aulas na sala e no campo, e duas semanas em suas propriedades, aplicando os novos conhecimentos, sob o acompanhamento e a orientação de monitores especializados. Essa metodologia, chamada Pedagogia da Alternância, nasceu na França, em 1937, e sistematiza os conhecimentos adquiridos, além de difundi-los nas famílias e comunidades.

Clique aqui para conhecer mais sobre a Arcafar Sul.

Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.