13h20

Casa Jovem e CFR-PTN participam de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes de escolas públicas de Salvador conhecem experimentos científicos e interagem com jovens do Baixo Sul

Compartilhe
Tamanho do texto

Enquanto o líquido azul vai mudando de cor, crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino de Salvador (BA), observam atentamente o fenômeno. “A análise do solo mostra exatamente qual o melhor adubo e em que quantidade deve ser utilizado. Com a dose certa, o aumento da produtividade é garantido”, explica o técnico em laboratórios Tibúrcio Neto. Esse experimento foi apresentado no estande da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) em exposição durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2010 (SNCT). Realizado entre os dias 18 e 24 de outubro, na Arena Universo, na capital baiana, o evento trouxe como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

Alunos do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), outra instituição de ensino ligada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), também marcaram presença na SNCT. Os colaboradores demonstraram as técnicas aplicadas no Horto Medicinal e os estudantes apresentaram o cordel "Santa Eficácia", relatando a realidade no campo e trazendo para reflexão conceitos sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Feliciano Tavares Monteiro, representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – BA, órgão que coordenou o evento, ressaltou a importância do desenvolvimento da pesquisa na obtenção de resultados vitoriosos. Vilmar Barbosa, coordenador e idealizador do projeto Horto Medicinal, afirma que o conhecimento científico não deve ficar distante das pessoas. “Fico feliz em ver o brilho nos olhos dos visitantes quando descobrem a beleza e o poder transformador da ciência, ao observarem uma planta e ver que desta podem-se obter óleos, essências e extratos”.

Os jovens da CFR-PTN e da Casa Jovem ficaram felizes pela oportunidade de compartilhar os conhecimentos e contribuir com a difusão da Ciência. “Foi uma experiência inesquecível. É lidando com as diferenças que nos tornamos melhores”, declara Elisval Conceição de Jesus, estudante do 2º ano do curso de Agroecologia da Casa Jovem.
 

Newsletter
Quer apoiar nossa causa?
Cadastre nome e e-mail e aguarde nosso contato.
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital