13h20

Casa Jovem e CFR-PTN participam de Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes de escolas públicas de Salvador conhecem experimentos científicos e interagem com jovens do Baixo Sul

Compartilhe
Tamanho do texto

Enquanto o líquido azul vai mudando de cor, crianças e adolescentes, estudantes da rede pública de ensino de Salvador (BA), observam atentamente o fenômeno. “A análise do solo mostra exatamente qual o melhor adubo e em que quantidade deve ser utilizado. Com a dose certa, o aumento da produtividade é garantido”, explica o técnico em laboratórios Tibúrcio Neto. Esse experimento foi apresentado no estande da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) em exposição durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - 2010 (SNCT). Realizado entre os dias 18 e 24 de outubro, na Arena Universo, na capital baiana, o evento trouxe como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

Alunos do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ), outra instituição de ensino ligada ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), também marcaram presença na SNCT. Os colaboradores demonstraram as técnicas aplicadas no Horto Medicinal e os estudantes apresentaram o cordel "Santa Eficácia", relatando a realidade no campo e trazendo para reflexão conceitos sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Feliciano Tavares Monteiro, representando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – BA, órgão que coordenou o evento, ressaltou a importância do desenvolvimento da pesquisa na obtenção de resultados vitoriosos. Vilmar Barbosa, coordenador e idealizador do projeto Horto Medicinal, afirma que o conhecimento científico não deve ficar distante das pessoas. “Fico feliz em ver o brilho nos olhos dos visitantes quando descobrem a beleza e o poder transformador da ciência, ao observarem uma planta e ver que desta podem-se obter óleos, essências e extratos”.

Os jovens da CFR-PTN e da Casa Jovem ficaram felizes pela oportunidade de compartilhar os conhecimentos e contribuir com a difusão da Ciência. “Foi uma experiência inesquecível. É lidando com as diferenças que nos tornamos melhores”, declara Elisval Conceição de Jesus, estudante do 2º ano do curso de Agroecologia da Casa Jovem.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital