Exército Brasileiro renova parceria com Associação Guardiã da APA do Pratigi

Acordo firmado continuará viabilizando a realização de Ações Cívico Sociais nas unidades de ensino e cooperativas ligadas ao PDIS

Estimular a cidadania, a inclusão social e o apoio às comunidades localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi. É o que propõe o Acordo de Cooperação Técnica firmado, no dia 3 de janeiro, entre o Exército Brasileiro e a Associação Guardiã da APA do Pratigi (Agir) – com interveniência da Fundação Odebrecht. Esta assinatura marca a renovação da parceria entre as instituições para continuar viabilizando as Ações Cívico Sociais (Acisos) nas unidades de ensino e cooperativas ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS).

Pelo quinto ano, a população do Baixo Sul será beneficiada com atendimentos médicos e odontológicos e palestras sobre saúde bucal, higiene, educação sexual, prevenção de acidentes no trabalho e primeiros socorros. Serão fomentadas ainda aulas de música nas Casas Familiares e Casa Jovem, coordenadas pela Agir e sob supervisão de músico vinculado à 6ª Região Militar (RM) - que compreende os estados da Bahia e Sergipe.

Para o Coronel Juliano Cardoso, Chefe do Estado Maior da 6ª RM, esta parceria é uma forma de colaborar com o desenvolvimento social. “Estimula-se na população o sentimento de patriotismo, disciplina, espírito de cooperação, camaradagem, responsabilidade, organização, sociabilidade e autoconfiança. Nos militares participantes fomenta o altruísmo e reforça o espírito de solidariedade”, destaca.

Parceria
Acisos começaram a ser realizadas no Baixo Sul em 2007, nas instalações do Colégio Estadual Casa Jovem – Igrapiúna (BA). Em 2009, um acordo firmado com a Agir possibilitou a ampliação do número de iniciativas na região, que passaram também a acontecer nas Casas Familiares. Em oito edições foram registrados mais de 14 mil atendimentos.