16h47

Município de Presidente Tancredo Neves é inserido no Programa de Aquisição de Alimentos

Creches, escolas e hospitais são beneficiados com produtos oriundos da agricultura familiar

Compartilhe
Tamanho do texto

Depois de beneficiar famílias de Igrapiúna e Nilo Peçanha, agora é a vez da cidade de Presidente Tancredo Neves (PTN) integrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma ação de política pública do Governo Federal voltada para o combate à fome, a distribuição de renda e o crescimento do agricultor familiar. 

Por meio de reunião realizada em janeiro entre a Associação dos Pequenos Produtores da Região do Riacho do Caboclo (Asparc), em PTN, a Associação dos Moradores do Bairro Colina Verde (Ambacov) e os representantes das instituições consumidoras (que receberão os alimentos, tais como creches, hospitais, escolas) foi definido o calendário de entrega dos produtos. A primeira doação aconteceu em 25 de janeiro.

“Os alimentos possuem alto teor nutricional e, por serem in natura, permitem que aproveitemos todo seu potencial”, afirma Girlene Vilas Boas de Souza, Coordenadora de Ramo da Pastoral da Criança, uma das entidades beneficiadas.
O PAA foi lançado no Baixo Sul em 2009, tendo o Instituto Direito e Cidadania e o Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental do Pratigi como instituições apoiadoras na comunicação e articulação local. Dessa forma, 29 comunidades foram mobilizadas por meio de suas associações e cooperativas, sendo que 319 agricultores familiares foram contemplados diretamente.

“Com os alimentos do PAA nossos alunos irão ter um lanche ainda melhor, com produtos saudáveis e gostosos que contribuirão para o desenvolvimento físico e mental de cada um”, afirma Maria da Lapa Barreto dos Santos, representante da Ambacov.

Para 2011, existem planos de que mais 250 agricultores familiares venham contratar o Programa, o que poderá colaborar para o aprimoramento do capital social regional e do ciclo virtuoso de geração de renda.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital