Usando a experiência para inovar

Jovens que concluíram o curso ou estão em processo de formação por unidades de ensino ligadas ao PDIS participam de encontro de integração

Aconteceu no dia 24 de fevereiro, no auditório do Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul da Bahia (Ides), o 1°Encontro de Jovens do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS). O evento reuniu 80 agentes do desenvolvimento local para um momento de integração, visando motivá-los a realizarem seus projetos de vida. A ideia também é constituir um Núcleo de Ação Empresarial, convocando-os a utilizarem suas experiências e conhecimentos adquiridos em prol de comunidades da região.

No encontro participaram jovens que já concluíram o curso ou estão em formação por unidades de ensino ligadas ao PDIS, como também aqueles que estão realizando estágios no Ides, Instituto Direito e Cidadania (IDC), Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da APA do Pratigi (Cooprap) e de outras iniciativas, a exemplo do Programa Aliança com o Adolescente. Também marcaram presença dirigentes e consultores do Sebrae-BA.

Com o apoio de Gilcia Beckel, consultora da Fundação Odebrecht, o evento foi conduzido por Pedrina Belém do Rosário, responsável pela Área de Comunicação do Ides e Vice-Presidente da Associação Comunitária do Jatimane (comunidade remanescente de quilombo localizada em Nilo Peçanha). A jovem, que estudou na Casa Familiar Agroflorestal, apresentou os resultados que vêm sendo alcançados pelo PDIS, incentivando um diálogo entre os presentes. Os participantes falaram sobre suas trajetórias e experiências positivas nos projetos e a utilidade dos conhecimentos adquiridos em suas vidas.

Para finalizar, foram declamados poemas de Carlos Drummond Andrade e Otávio Motta. Deivison Santos Ferreira, em formação na Cfaf, declamou um poema de sua própria autoria sobre o PDIS. Um novo encontro será realizado visando a implantação do Núcleo de Ação Empresarial em Nilo Peçanha.