14h39

Trilhando Caminhos e Círculos de Leitura: formação para a vida

Parceria busca ampliar a formação de crianças e adolescentes e oferecer um espaço no qual os participantes dos projetos tenham oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido

Compartilhe
Tamanho do texto

Capacitar jovens para o trabalho comunitário e a convivência social pacífica. Este é o foco do Trilhando Caminhos, projeto fomentado pelo Instituto Direito e Cidadania, que está promovendo o Protagonismo Juvenil no município de Presidente Tancredo Neves. Para ampliar a formação e oferecer um espaço no qual os jovens possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos, a iniciativa firmou uma parceria com o Círculos de Leitura - ação que estimula a leitura, a compreensão de textos, o estudo de clássicos e contribui para o desenvolvimento de novos líderes.

“Quero passar a importância de ler. Dessa forma não só vou ajudar, mas também aprender”, garantiu Taís dos Santos, 15 anos, que ingressou há um ano no Trilhando Caminhos e agora está sendo capacitada como multiplicadora do Círculos de Leitura. “Estou otimista quanto aos resultados desse intercâmbio. A literatura é de fato um veículo motivador de grandes descobertas e construções”, assegura Naiane Oliveira, coordenadora do Trilhando Caminhos.

De acordo com Geiane Macedo, coordenadora do Círculos, a consolidação dessa parceria é um momento ímpar de aprendizado. “É importante que os projetos apoiados pelo Programa Tributo ao Futuro estejam articulados e incentivem os agentes protagonistas a transformarem as comunidades nas quais estão inseridos”, ressalta Geiane.

Os novos multiplicadores iniciarão os trabalhos a partir de 1º de abril. Entre os dias 18 e 25 de março, participaram de uma formação com a filósofa, psicanalista e idealizadora da metodologia do Círculos, Catalina Pagés, no município de Valença (BA).

Para saber mais sobre os Projetos, acesse Círculos de Leitura e Trilhando Caminhos.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital