11h26

Roteiro turístico na Costa do Dendê é contemplado por Projeto Talentos do Brasil Rural

Iniciativa incentiva a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico

Compartilhe
Tamanho do texto

Caminhar por uma trilha que segue à beira rio, descobrindo as belezas da Mata Atlântica, acompanhado pelas plantações de dendê e piaçava características do Baixo Sul da Bahia. Conhecer a cultura local, por meio de visitas a monumentos e comunidades. Provar da culinária típica e acordar na floresta, ao som dos pássaros. Todas essas experiências são vivenciadas em três dias, ao percorrer o roteiro turístico Ecoétnico na Costa do Dendê - criado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) em parceria com a Agência Ativa Rafting e Aventuras.

O ponto de encontro dos visitantes é na sede da agência, em Nilo Peçanha (BA), onde tem início o passeio que inclui passagens pela Praia do Pratigi, Rio das Almas, comunidade quilombola de Jatimane, sede do Grupo folclórico Zambiapunga, entre outros. Este roteiro foi o único na Bahia selecionado pelo Projeto Talentos do Brasil Rural, que está incentivando a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. "Esta iniciativa fortalece o protagonismo comunitário, com o desenvolvimento de um turismo consciente e sustentável que traz como base estruturante a sociobiodiversidade", assegura Liliana Leite, Diretora Executiva do Ides.

Sobre o Projeto
O Talentos do Brasil Rural investirá mais de R$ 3 milhões em 24 roteiros turístico do Brasil. A ideia é promover e estimular a troca de conhecimentos, valorizando a identidade cultural, promovendo a geração de trabalho e renda e agregando valor à produção de grupos de artesãos rurais. O projeto é fruto de uma parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Turismo, do Meio Ambiente, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência de Cooperação Alemã (GTZ).

De acordo com Sáskia Lima, Coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo, além de inserir cosméticos, artigos decorativos, utilitários, alimentos e bebidas da agricultura familiar em hotéis, restaurantes, bares e lojas, o projeto também pretende preparar a propriedade rural para o recebimento de turistas. “O Talentos do Brasil Rural é uma forma de agregar valor e gerar renda para o produtor, pois representa um novo mercado para a comercialização, o turístico”, assegura Sáskia.

Sobre o Ides
Todos os projetos coordenados pelo Ides têm como missão promover a mobilização produtiva do tecido social, unindo Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. Atualmente, seu foco está no fomento da Economia Criativa, a partir da arte, cultura e artesanato, Etnodesenvolvimento, que estimula o crescimento da região a partir da cultura local, e do Agroecoturismo - um modelo de turismo agrícola, ecológico e sustentável que está sendo implantado no Baixo Sul.

Para mais informações sobre o Roteiro Ecoétnico acesse o site da Ativa Rafting e Aventuras.
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital