12h50

Aciso apresenta palestras sobre dengue nas Casas Familiares e Cooperativas

Ação busca conscientizar sobre os riscos da doença e a importância da prevenção

Compartilhe
Tamanho do texto

O mês de março foi escolhido para dar início à Ação Cívica Social (Aciso) em 2011. A atividade, coordenada pelo Exército Brasileiro, atendeu aos jovens das Casas Familiares: Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), Rural de Igrapiúna (CFR-I) e Agroflorestal de Nilo Peçanha (Cfaf), assim como aos integrantes das Cooperativas: de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), dos Produtores de Palmito do Baixo Sul da Bahia (Coopalm), em Ituberá, e das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), em Nilo Peçanha. Além dessas instituições ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), a ação beneficiou moradores de comunidades próximas.

Neste mês, a Aciso se concentrou no tema Combate e Prevenção da Dengue, abordando por meio de palestras, as formas de prevenção e tratamento, sintomas e conscientização do risco que a doença oferece. Também foram apresentadas explanações complementares sobre Anemia Falciforme e Alcoolismo. “Fiquei impressionado com o número de adolescentes envolvidos com o álcool. Proponho que todos se unam contra esse mal”, sugere Patrício da Conceição Ribeiro, 17, jovem do Curso de Qualificação em Sistemas Agroflorestais da Cfaf e morador da comunidade de Jatimane, em Nilo Peçanha.

Já Ananias Bispo Sena, 65, que reside no Assentamento Margarida Alves, em Ituberá, sinalizou que as informações sobre a Dengue foram esclarecedoras, além de um importante incentivo para a população cuidar mais da própria saúde. “Temos que cobrar ações para que todos se protejam da doença, como cuidar do quintal e não deixar água parada”, pontua.

As atividades aconteceram sob a coordenação do Coronel Aristóteles Leal Borges e Tenente Adriana Ramos, esta última que presta apoio às Ações Socioeducativas do Exército Brasileiro no Baixo Sul. As palestras foram ministradas pelos Tenentes Felipe Oliveira, Rodrigo Gomes e Victor Sanjuan, médicos especializados em Clínica Geral, e Mateus Souza, médico Psiquiatra. “Fiquei muito feliz com a palestra e o contato com os jovens foi realmente muito agradável. São pessoas interessadas e dispostas a aprender mais sobre novos assuntos”, afirma Felipe Oliveira.

 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital