16h33

Juntos, todos somos um!

Centenas de jovens se reuniram para celebrar o Dia Mundial da Juventude, em evento que aconteceu simultaneamente, nos municípios que compõem a APA do Pratigi, além de Presidente Tancredo Neves

Compartilhe
Tamanho do texto

Olhos atentos e ansiosos. Sorrisos largos e animados. As mãos, inquietas, se mexiam de um lado para o outro, ritmando palmas ou acenando. O que se via era a integração entre centenas de jovens do Baixo Sul da Bahia, que se reuniram para comemorar o Dia Mundial da Juventude. A celebração aconteceu simultaneamente, no dia 30 de março, em Presidente Tancredo Neves e nos cinco municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi: Ituberá, Igrapiúna, Nilo Peçanha, Piraí do Norte e Ibirapitanga.

“É sempre bom reunirmos nossas ideias. Juntos, todos somos um”, garantiu Débora Maracás, de 16 anos, educanda do Colégio Estadual Casa Jovem, localizado em Igrapiúna. O evento foi uma realização do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), fomentado pela Fundação Odebrecht. Foi coordenado pelo Instituto Direito e Cidadania (IDC), instituição ligada ao PDIS, e teve como tema o Protagonismo Juvenil. “Esse tema é o que fundamenta o PDIS e todos os projetos em andamento na região. É o jovem atuando como líder, como ator principal, no seu bairro, na sua comunidade, na sua escola”, destaca Maria Celeste Pereira, Diretora Executiva do IDC.

Em uma tarde dedicada para a Juventude, o público teve acesso a apresentações musicais e culturais, palestras educativas, folhetos informativos, além de preservativos. Em todos os municípios foram montados estandes com profissionais da área de saúde. “Buscamos sensibilizá-los acerca do uso de métodos contraceptivos para prevenção de doenças. Estimulamos ainda a percepção e o conhecimento do próprio corpo, já que estão em fase de descobrimento da sexualidade”, afirmou Talita Abreu, Coordenadora de Atenção Básica de Saúde em Ituberá.

Para Josué Paulo dos Santos Filho, Prefeito de Presidente Tancredo Neves, a importância de comemorar esse dia está no resgate dos valores dos jovens. “É com iniciativas como essa que os tiramos das faixas de risco, do envolvimento com as drogas. Temos um compromisso diante dessa juventude. São eles que fazem acontecer”, garantiu. De acordo com Francisco Nascimento, Diretor do Colégio Estadual Casa Jovem, além de gerar a integração dos jovens da zona urbana com os da zona rural, foi promovida uma corrente de amizade. “Essa juventude quer muita coisa, desejam oportunidades e nós, educadores, estamos aqui para fazer isso”, destacou.

“O evento valoriza a nós e à região”, acredita Alberto Sena dos Santos, 17 anos, do distrito de Itamaraty, em Ibirapitanga. “Essas ações são importantes para os jovens ficarem cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade”, sinalizou o Secretário de Educação de Piraí do Norte, Deusdete Júnior.

Eurides de Oliveira, Secretária de Promoção Social de Nilo Peçanha, destacou a importância de fomentar a interação dos jovens de diferentes comunidades a fim de potencializar as ações que desenvolvem individualmente. “Com a união de todos é possível estimular o Protagonismo Juvenil”, garantiu. Esse evento é um dos diversos que integram o calendário do PDIS no Baixo Sul da Bahia e que visam fortalecer temas como educação, cooperativismo, leitura, juventude, conservação do meio ambiente e cultura. 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital