19h30

Conhecimento em rede

Portal colaborativo busca agregar e compartilhar experiências exitosas das Casas Familiares

Compartilhe
Tamanho do texto

Já está no ar o Portal Colaborativo das Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia. Construído com o apoio da Área de Tecnologia da Informação da Odebrecht S.A., a página lançada em abril está em fase de testes e se propõe a fortalecer a sinergia entre jovens e educadores, compartilhando experiências e conhecimento.

A discussão de temas como educação no campo, pedagogia da alternância, projetos socioprodutivos e sustentabilidade será incentivada por meio de espaços de interação. A Casa Familiar de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN) foi a primeira a aderir ao projeto. As demais Casas (das Águas de Ituberá, Agroflorestal de Nilo Peçanha e Rural de Igrapiúna) terão seus ambientes elaborados ao longo de 2011. Estas instituições fazem parte do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (PDIS), apoiado pela Fundação Odebrecht.

O portal permite compartilhar calendários de eventos, notícias, base de treinamentos, acervo multimídia (fotografias, vídeos e podcasts) e acesso ao blog Conexão Jovem, destinado para a livre expressão dos jovens formados ou em formação nas Casas Familiares. Merece destaque a inserção dos links da Biblioteca Nacional de Agricultura - iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que reúne o maior acervo da agricultura nacional -, e do TED.com, site que reúne vídeos com conferências e palestras feitas por especialistas de diversas áreas de conhecimento em todo o mundo.

Clovis Faleiro, responsável por Relações Institucionais da Fundação Odebrecht, acredita que, com este meio virtual, “inaugura-se uma nova forma de construção e circulação de conhecimentos, utilizando as diversas potencialidades inerentes às tecnologias”.

Essa iniciativa se consolida devido à sinergia entre os parceiros do Caia na Rede, projeto que fomenta a inclusão digital no Baixo Sul da Bahia: Microsoft Brasil, Dell Computadores, Oi Telecomunicações, Organização Odebrecht, Fundação Odebrecht e Telebrás.

“O portal é um espaço voltado à geração de soluções inovadoras para problemas educacionais, socialização de práticas exitosas e fortalecimento da comunicação e sinergia entre as Casas Familiares do Baixo Sul”, reforça Frede Bonfim, Coordenador do Caia na Rede na região.

Para conhecer o Portal, acesse www.baixosuldigital.org.br 
 

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital