16h17

Seminário de Educação do Campo reúne representantes das Casas Familiares e Casa Jovem

Encontro faz parte do Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino ligadas ao PDIS

Compartilhe
Tamanho do texto

Promover o desenvolvimento sustentável, discutir e trocar experiências foram os principais propósitos do Seminário de Educação do Campo. O evento, organizado pela Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Baixo Sul da Bahia (Arcafar-BS), foi realizado no dia 15 de abril no auditório do Colégio Estadual Casa Jovem (CECJ).

O encontro reuniu representantes das Casas Familiares de Igrapiúna, Presidente Tancredo Neves e Nilo Peçanha além de professores e gestores do CECJ. Teve como palestrante o Coordenador de Educação do Campo da Secretaria da Educação da Bahia, Lindomar Araújo. A exposição buscou esclarecer melhor o tema e proporcionou um rico diálogo entre os participantes. “O seminário nos capacitou para entender, dentre outros assuntos, as políticas públicas voltadas para a educação do campo”, afirma Daniela Reis, professora e articuladora do Curso Técnico de Agroecologia do CECJ.

Ainda no mesmo dia, a engenheira florestal Jandaíra Moscal apresentou o trabalho que desenvolve nas comunidades quilombolas do Paraná e sua atuação como voluntária no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Este seminário fez parte do Programa de Formação do Corpo Docente das Unidades de Ensino ligadas ao Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Mosaico de APAs do Baixo Sul da Bahia (PDIS), instituído pela Fundação Odebrecht. As atividades desta ação estão sob a coordenação da Assessora Pedagógica Joana Almeida.

Encontro com jovens
Antes de proferir sua palestra, o professor Lindomar conheceu as instalações da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves (CFR-PTN), onde teve a oportunidade de conversar com os alunos sobre a importância da educação no âmbito da formação política, social e econômica. “A prática da Pedagogia da Alternância possibilita ao jovem do campo seguir os seus estudos, profissionalizar-se, e, assim, contribuir com seu trabalho, aplicando o conhecimento na propriedade familiar”, reitera Lindomar.

Como resultado dessa experiência, será realizado, em parceria com Diretoria Regional de Educação (Valença) e a CFR-PTN, um seminário estadual para debater a implementação das Diretrizes Operacionais da Educação do Campo no Estado. Previsto para julho deste ano, o evento trará como principal proposta estabelecer os marcos referencias na legislação educacional que assegurem a educação em meio rural como política pública.

Receba nossas novidades:
Basta informar seu nome e melhor e-mail!
preload
2018 - 2019. Fundação Odebrecht. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital